quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ato mobiliza moradores de Plataforma em defesa do Terminal da Travessia Plataforma-Ribeira

Para quem acha que a Bahia só tem festa e povo não está nem aí para situação da cidade, o Subúrbio, sempre ele, que outrora foi palco de tantas revoluções esquecidas no arcabouço da história, hoje teve o bairro de Plataforma como palco para mobilização em torno do reestabelecimento do Terminal de lanchas que faz a travessia Plataforma-Ribeira. A mobilização contou com a presença dos Amigos de Plataforma, formado por moradores e grupos locais do bairro que se mobilizam para lutar pelos seus direitos e pela preservação do terminal marítimo.

Reinaugurado há oito anos, o terminal convive com o descaso das autoridades federais, estaduais e municipais. Os moradores e os Amigos de Plataforma responsabilizam a gestão municipal como principal agente responsável pelo abandono. Segundo eles, a prefeitura retirou a Guarda Municipal, que garantia a segurança e evitava a depredação do patrimônio. Segundo relatos dos moradores a partir da saída da Guarda houve um aumento significativo no número de assaltos e atos de vandalismo.

A comerciante Rubenita de Jesus teve seu estabelecimento tomado de assalto na última terça, dia 24.01, provocando clima de temor aos moradores e funcionários. Marcos Luiz, representante dos Amigos de Plataforma, alega que a prefeitura não tem cumprido com acordo de repassar verbas aos donos das embarcações que fazem a travessia, que antes ocorria até as 22hrs e hoje só atende a população até as 20hrs.

O Descaso é evidente

Os manifestantes fizeram o paisagismo durante o ato para mostrar o tamanho da falta de cuidado com área. Lixo pode ser encontrado em toda parte, alambrados cortados e os muros do terminal pichados são alguns dos problemas questionados pelos moradores.

Cobertura da mídia

Alguns veículos de comunicação compareceram à manifestação, como o jornal A Tarde e a emissora de TV Bandeirantes.

A Agência de Comunicação do Subúrbio realizou a cobertura do evento, ouvindo os relatos e de alguns moradores e trabalhadores do terminal. O que mostra que povo baiano e suburbano está atento e questionando os problemas do bairro e da cidade de Salvador. E para aqueles que acham estamos acomodados com os problemas, os amigos de plataforma farão uma reunião com autoridades na manhã desta sexta, 27.01 às 10hrs na Associação dos Moradores de Plataforma (AMPLA) para falar sobre as demandas do bairro.

Politicagem, Politica ou oportunismo?

O ato foi marcado pela presença de alguns pré-candidatos ao pleito de vereadores, os ditos candidatos de plataforma. Houve um ostensivo embate entre alguns deles que fizeram promessas e se atacaram. Os organizadores da manifestação interromperam as intervenções dos pré-candidatos alegando que o caráter da mobilização não era partidário, mas sim em defesa dos interesses dos moradores de Plataforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário